QUINTA DO BILL

A QUINTA DO BILL nasce em 1987 pela mão de Carlos Moisés, Paulo Bizarro.
Caracterizado pela sua orientação folk-rock a banda rapidamente conquistou o seu lugar na música em Portugal. Em 1992 editam o seu primeiro álbum“Sem Rumo”. A afirmação da banda vem com o disco “Os Filhos da Nação”, com um sucesso retumbante, editado em 1994. “O Trilho do Sol”, editado em 1996, bate novamente record de vendas, com destaque para os temas, “No trilho do Sol” e “Se Te Amo”. Paralelamente às grandes digressões que anualmente realizavam, a banda segue a edição de originais com o disco “Dias da Cumplicidade”. O primeiro single do disco “Voa (voa)” passa em alta rotação em todas as rádios nacionais. Em 1999 editam o “Best of” , seguido-se “Nómadas” em 2001, “Ao Vivo Tour 2003” em 2003 e o regresso aos originais em 2006 com “A Hora das Colmeias”.
Entre edições discográficas, premiadas com vários discos de ouro, e longas digressões com concertos por todo o país a banda alcança os 20 anos de carreira. Para comemorar a data realizam um concerto comemorativo em Tomar, localidade de onde a banda é originária, sendo gravado em CD e DVd – “QUINTA DO BILL –20 Anos ao vivo”. Segue-se a edição de “7”, o sétimo disco de originais.
Na comemoração dos 25 anos de carreira lançam o disco “ 25 anos – As baladas” que reúne dois temas inéditos juntamente com as grandes baladas que banda tinha editado ao longo da sua carreira.
Em 2013 a banda encerra o ano, após uma tour com mais de 40 espectáculos, com um concerto para 100 mil pessoas na Avenida dos Aliados (Porto), entrando em 2014 com a digressão “Siga a Festa”. Em 2014, com uma digressão que percorreu Portugal Continental, a banda encerra a touneé com um grande concerto no Coliseu do Porto juntamente com a Banda Sinfónica Portuguesa.
Em Junho de 2015 sai o disco “Sinfónico – ao vivo no Coliseu do Porto”, em parceria com a Sony Music Portugal. O disco, que esteve durante 5 semanas no top dos discos mais vendidos em Portugal, leva até aos fãs as memórias do concerto sinfónico realizado no Coliseu do Porto. No final do ano a banda entra em estúdio para preparar o seu novo disco de originais.
“Todas as estações”, editado em parceria com a Sony Music Portugal, marca o regresso da banda aos disco de originais. A digressão de 2016 encerra com um grande concerto no dia 31 de Dezembro na praia de Armação de Pêra.
O ano de 2017 foi especial para a Quinta do Bill. A celebrar 30 anos de carreira, a banda realizou dezenas de concertos um pouco por todo o país e esteve também na Galiza, onde recebeu o prémio aRitmar 2016, na categoria “melhor canção portuguesa”. No final de novembro, o grupo subiu ao palco da Casa Música e assinalou as suas três décadas de actividade com um espectáculo único, memorável, que contou com plateia cheia: quase um milhar de fãs e amigos a assistir.