EDMUNDO INÁCIO É UM DOS AUTORES DO FESTIVAL DA CANÇÃO 2023

Cantor, compositor e performer foi um dos escolhidos para participar no certame, através da Livre Submissão de Canções

Edmundo Inácio é um dos 20 autores do Festival  da Canção 2023. O cantor, compositor e performer algarvio foi um dos 5 selecionados através da Livre Submissão de Canções, que esteve aberta ao público entre 2 de setembro e 21 de outubro. O artista junta-se a um lote de luxo, composto por nomes como Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Ivandro, Jacinta, Teresinha Landeiro, April Ivy e André Henriques, membro da banda Linda Martini, entre outros. 
“Chegou a altura de me apresentar ao mundo como autor, compositor, produtor… aquilo que quiserem chamar. A única coisa que posso dizer é que há música do Edmundo no Festival da Canção”, disse Edmundo Inácio, acerca da sua participação no evento. “A questão aqui é: ‘quem será o intérprete desta canção?'”, acrescentou, ainda. 
A revelação dos temas e intérpretes está prevista para 19 de janeiro, com a partilha em todos os canais oficias da televisão pública. A grande final da 57.ª edição do Festival RTP da Canção realiza-se em Lisboa, a 11 de março, com a primeira semifinal marcada para o dia 25 de fevereiro e a segunda para 5 de março.  

A escolha de Edmundo Inácio para o talentoso lote de 20 compositores do Festival RTP da Canção 2023 surge numa altura em que o cantor está a gravar o seu primeiro álbum de originais, com edição prevista para 2023. A estreia discográfica do jovem algarvio será inspirada pela música Portuguesa, Espanhola e Médio Oriental e o músico assume o compromisso de respeitar e, simultaneamente,  modernizar as suas raízes com uma mistura de Rock, Pop Alternativo, música electrónica, tradicional e Fado.

Formado em diversas vertentes artísticas, Edmundo Inácio estudou formação musical e guitarra dedilhada no conservatório, formando-se em Cinema na Coventry University, em Inglaterra. Multi-instrumentista e produtor autodidata, participou em 2021/2022 no The Voice Portugal, chegando à Gala Final e tornando-se num dos concorrentes com uma das passagens mais marcantes por este programa, somando os vídeos das suas atuações mais de 4 milhões de visualizações no YouTube