João Pequeno lança novo single “O Bairro Não Sai de Ti”

João Pequeno cresceu numa zona da cidade onde duas realidades e dois mundos bem diferentes se (des)encontram. De um lado os condomínios ricos, do outro os prédios que compõem alguns dos bairros mais pobres do Porto. O hip hop permitiu-lhe fazer amigos dos dois lados da “fronteira” e olhar para uns e outros além dos preconceitos que ambos carregam.

É este o ponto de partida para o seu novo single “O Bairro Não Sai de Ti”, que olha para estas duas realidades centrando-se no que as deve unir e não separar. Ao seu lado está Buster, rapper do já demolido Bairro do Aleixo, que o acompanha neste novo tema com uma participação especial.

A vida no bairro, as dificuldades de quem lá vive ou sobrevive, as desigualdades sociais, a incompreensão e o estigma de quem olha do lado de fora servem de inspiração para as rimas aguçadas e certeiras. A voz e as palavras são embaladas pelo scratch envolvente de DJ Score.

Num regresso às raízes do rap, às palavras mais musculadas como forma de denúncia e intervenção, João Pequeno continua a “bater na mesma tecla” enquanto a realidade que observa não se altera e “o que era em 99” continua a ser “em 2020”. Porque, para ele, continua a ser fundamental exigir igualdade de oportunidades para todos.

O resultado é verdadeiramente contagiante e coloca-nos no centro do bairro, a olhar de frente para a vida que ali se vive.