Quinta do Bill cria hino aos Caretos de Podence a caminho de Património da Humanidade

Fotografia: Carlos Dias

Olhem os Caretos” é o título da canção que a Quinta do Bill criou para os Caretos de Podence e que serve de hino à candidatura dos icónicos mascarados transmontanos a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. 

Com letra de Sebastião Antunes e música da Quinta do Bill, a canção será apresentada nos próximos dias pela Associação dos Caretos de Podence, que em parceria com o Município de Macedo de Cavaleiros conduziu a candidatura. Com uma sonoridade que não esquece a música tradicional de Trás-os-Montes, “Olhem os Caretos” transmite alegria e convida todos a cantar e a dançar.

O tema surgiu de um desafio lançado pela associação dos Caretos e foi prontamente aceite pela banda, que tem já uma ligação especial com Trás-os-Montes, fruto dos inúmeros concertos realizados nesta região do país.

A decisão da UNESCO à candidatura dos conhecidos Caretos é conhecida já em Dezembro. Além do colorido e do som dos chocalhos, os endiabrados mascarados contam agora com um hino que quer chamar a atenção de todo o mundo através de versos como estes:

“Olhem os Caretos

A chocalhar (…)

Saltar, soltar, trajar

É o nosso nordeste a falar

Traquinar, perturbar, assustar, a brincar

São rapazes capazes de nos afrontar

Tradição que nos conta que o medo se vence

Mistério de Podence”

1 comentário sobre “Quinta do Bill cria hino aos Caretos de Podence a caminho de Património da Humanidade

  1. […] está disponível o hino que a Quinta do Bill criou para a candidatura dos icónicos mascarados transmontanos a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Chama-se “Olhem os Caretos” e conta […]

      -  

Os comentários estão fechados.