Quinta do Bill tem novo projecto que reúne vários artistas nacionais

A 7 de Maio é lançado o tema “Prece (Uma canção)” que conta com a participação da fadista Katia Guerreiro e Luís Guerreiro na guitarra portuguesa.

A propósito dos 25 anos do lançamento do icónico álbum “No Trilho do Sol”, a Quinta do Bill tem um novo projecto cujo principal objetivo é a regravação e reedição de 12 das canções mais emblemáticas do grupo. Com novos arranjos, cada tema terá a participação de um convidado especial.

A banda convidou para a sua sala de ensaios, artistas emergentes na música portuguesa que deram o seu contributo para tornar o “25 anos no Trilho” um projecto ecléctico e dinâmico. Pretende-se dar uma nova vida a temas de sucesso da Quinta do Bill, promovendo um cruzamento artístico e cultural através do envolvimento de artistas de diferentes géneros musicais. Katia Guerreiro, Rita Redshoes, Tim Samuel Úria são alguns dos nomes já confirmados. Cada performance está a ser gravada em formato live para depois ser disponibilizada pela banda no seu canal de Youtube e redes sociais. A realização e edição dos vídeos está a cargo do IPT – Instituto Politécnico de Tomar.

O disco “No Trilho do Sol”, terceiro álbum de originais do icónico grupo de folk rock português, foi lançado no ano de 1996 e rapidamente se tornou um sucesso de vendas. 

Capa do disco “No Trilho do Sol” de 1996

Dos vários temas que se tornaram singles, podem ser destacados “No Trilho do Sol”, “Se Te Amo” e “Índios na Reserva” que, ainda hoje, são autênticos hinos cantados em uníssono por todo o público que acompanha os concertos da banda de norte a sul de Portugal.

“Estamos muito contentes com esta celebração porque o álbum “No Trilho do Sol” foi muito emblemático na nossa história e marcou muito a Quinta do Bill. Foi muito importante para nós porque foi como uma afirmação no panorama musical e definiu a forma de estar do grupo não só nas canções mas acima de tudo no palco. É um álbum muito tribal, de estrada, que foi disco de ouro e hoje em dia é o que mais tocamos ao vivo. Após 25 anos, decidimos que seria interessante revisitar estas canções e nada melhor do que convidar artistas e amigos com quem partilhar esta comemoração. O projecto “25 anos no Trilho do Sol” deixa-nos muito contentes e realizados.”

Quinta do Bill, Abril 2021

“A Quinta do Bill é uma referência para todos os artistas e quando o Moisés me falou na “Prece (Uma canção)”, aceitei imediatamente.  A minha admiração pelo grupo vem exactamente do álbum “No Trilho do Sol”, pelo que ter participado nesta viagem foi muito gratificante para mim. Vou guardar todos os momentos com muito carinho. É um privilégio fazer parte deste projecto.”

Katia Guerreiro, Abril 2021

“Toda a gente tem memórias a ouvir ou a assistir a concertos da Quinta do Bill. São uma banda que eu acompanhei de perto porque nutria muito simpatia pelo grupo e a sonoridade deles sempre me fascinou. Admiro-os muito pela novidade que eles trouxeram à música, por isso foi uma boa surpresa poder fazer parte desta comemoração. Fiquei muito contente com este convite.”

Rita Redshoes, Abril 2021

“Poder trabalhar com a Quinta do Bill e experienciar a energia que os caracteriza foi muito bom. Eu devo muito a bandas como a Quinta do Bill que marcaram imenso os anos 90. O primeiro concerto deste disco foi em Coimbra e foi um espectáculo mesmo muito enérgico. Eu sabia as letras todas e toda a gente estava a saltar e a dar o braço à pessoa ao lado. Fiquei muito fã da banda e da energia que emanavam do palco.”

Samuel Úria, Abril 2021

“Gostei muito desta experiência. Foi muito bom rever o pessoal e poder participar neste projecto. Conheço bem o álbum e todos os temas e não podia estar mais satisfeito com o resultado final.”

Tim, Abril 2021

Siga os Quinta do Bill nas redes sociais

Etiquetas ,