Quinta do Bill: um concerto do outro mundo na Festa do Avante

Fotografia: Luís Almeida

De regresso à Festa do Avante, a Quinta do Bill subiu ao palco 25 de Abril no passado sábado e protagonizou um dos concertos mais memoráveis da festa. A maior banda folk-rock nacional apresentou um alinhamento recheado de hits e levou uma multidão gigantesca ao rubro. Foram centenas de milhar a cantar bem alto as letras de “Os Filhos da Nação”, “Menino” e “Voa(voa)”, num ambiente verdadeiramente transcendente.

A festa da Quinta do Bill arrancou pelas 19h para uma tarde que se revelaria perfeita. O grupo teve o mérito de conjugar uma performance brilhante com a euforia da multidão. Se desde o início muitos aguardavam ansiosamente pela subida a palco da Quinta do Bill, à medida que as canções iam sendo tocadas, as expectativas na audiência eram visivelmente superadas. Muitos estavam ali para vibrar ao som da banda tomarense, mas quem não estava, rapidamente aderiu à festa.

Num cruzamento perfeito entre a garra do rock e a magia da folk, a Quinta do Bill colocou toda a gente “aos pulos”, provando por que é uma das bandas mais vibrantes ao vivo. Como não poderia deixar de ser, “Senhora Maria do Olival”, “Se Te Amo” e “No Trilho do Sol” foram temas obrigatórios e cantados em uníssono por todos.

No final, ninguém queria o fim do concerto. O público pedia mais e a Quinta do Bill partiu para um inédito encore na Festa do Avante.

Durante uma hora, parecia que os relógios tinham parado e que se tinha chegado bem perto do céu. Por força do destino, não foi por acaso que o concerto terminou com “Voa (voa)”.

Não tenhamos dúvidas: Aquela tarde na Quinta da Atalaia ficará para sempre na memória de quem lá esteve.

Veja aqui como foi o concerto da Quinta do Bill na Festa do Avante.

Fotografia: Miguel Flaviano