SPA e CMTV distinguem a obra de Fernando Tordo com o Prémio Língua Mãe

Galardão consagra o brilhante trabalho de criação e interpretação do músico, desenvolvido desde o início dos anos setenta do século passado.

SPA e a CMTV acabam de distinguir a obra de Fernando Tordo com o conceituado Prémio Língua Mãe. O galardão consagra o brilhante trabalho de criação e interpretação do músico, desenvolvido desde o início dos anos setenta do século passado, imortalizado com a vitória no Festival RTP da Canção – em 1973, com a mítica ‘Tourada – e em dezenas de discos, que têm sido regularmente editados e aclamados pelo público de várias gerações.  

“Honra-me a Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio Lingua Mãe, destacando assim o meu esforço de uma vida inteira na dignificação da nossa Lingua, através da composição musical. Muito obrigado à SPA, ao seu Presidente e a toda a Direção”, afirma Fernando Tordo acerca desta distinção. 

“Em parte com José Carlos Ary dos Santos e durante muitos anos a solo, Fernando Tordo, já distinguido com o Prémio Pedro Osório da SPA pelo seu notável trabalho discográfico, é, sem dúvida um dos mais exemplares e inspirados criadores da música portuguesa, tendo criado numerosas canções que fazem parte destacada da nossa memória coletiva”, refere a SPA, em comunicado. 

Temas como ‘Cavalo À Solta’, ‘Estrela da Tarde’, ‘Adeus Tristeza’, ‘Tourada’ ‘Só Ficou Amor Por Ti’, entre tantos outros, fazem parte da história da música e da memória coletiva dos portugueses, que têm acompanhado a fenomenal carreira do cantor, agora agraciado com este troféu.  

Prémio Língua Mãe foi criado pela SPA em 2021, em parceria com a CMTV, e está associado ao programa com o mesmo nome. Na sua primeira edição foi atribuído a Paulo de Carvalho. A data e o local da entrega do troféu a Fernando Tordo serão anunciados brevemente.

Siga o Fernando Tordo nas redes sociais